A farinha é utilizada na culinária há milhares de anos. Existem registros de que os egípcios já utilizavam o trigo fermentado para preparar pães há mais de seis mil anos. De lá para cá, surgiram diversos outros tipos de farinhas, extraídas dos mais variados alimentos, como a mandioca, o milho, a castanha, a amêndoa, a quinoa, o arroz, a aveia, o amaranto, o grão de bico e a linhaça. E hoje já existem farinhas elaboradas com ingredientes mais inusitados como a maçã, o maracujá, a banana, a jabuticaba, o coco e a berinjela.
Essas versões diferenciadas de farinhas são mais saudáveis e nutritivas que a farinha branca comum e podem tanto serem incluídas junto com ela nas receitas como podem ser usadas como suas substitutas. Elas são ótimas para compor os tradicionais pães, bolos, massas e tortas até empanados e farofas, dependendo da versão. Além disso, existem farinhas sem glúten, que podem ser usadas por pessoas intolerantes ou alérgicas à proteína, farinhas de sementes, farinhas com baixo teor de carboidratos e farinhas integrais, com grande variedade para os mais diversos preparos.
Outro item utilizado há milhares de anos é o açúcar. Ele já era utilizado na Índia há cerca de oito mil anos e, após chegar à Europa, se popularizou muito, principalmente para adoçar bebidas e compor sobremesas diversas. Embora o consumo do clássico açúcar branco não seja saudável quando utilizado em excesso, atualmente já existem diversos substitutos para ele, como o açúcar de coco, por exemplo, além de outras tantas opções em adoçantes. Isso sem falar em itens como o mel, o melado e o agave que também são excelentes.
Além das farinhas e dos açúcares e seus afins, apresentados em grande variedade de tipos, moagens, utilidades e ingredientes, aqui você também vai encontrar outros itens relacionados a farinhas e açúcares, como leites em pós, proteínas vegetais, cacau, cafés e suplementos, para tornar sua dieta diária mais saudável e equilibrada. Todos os itens são pensados para trazer mais saúde para sua mesa e para sua vida.