Você sabia que o hábito de comer lanches e snacks entre as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar –, em geral a cada três horas de intervalo, auxilia no controle do apetite, ajuda a perder peso e a não ficar “morrendo de fome” e acabar comendo mais do que seu organismo necessita? E sabia que isso vale tanto para crianças como para adultos?
É claro que os lanchinhos da manhã e da tarde precisam ser saudáveis para contribuir com este propósito e nunca devem substituir as refeições principais, que têm que ser realizadas com regularidade dentro de uma rotina e, também, preparadas com alimentos balanceados e, preferencialmente, orgânicos, potencializando, desta maneira, os benefícios para nossa saúde e bem-estar.
Independentemente do seu tipo de alimentação, que pode ser, por exemplo, low carb, vegetariano ou vegano, ou de você ter algum tipo de restrição alimentar, como é o caso dos celíacos (intolerantes à proteína glúten), diabéticos, intolerantes à lactose (proteína do leite) ou que possuem alergia a algum alimento, como é comum com amendoim, frutos do mar, entre outros, é essencial poder contar com alimentos próprios e nutritivos para os lanches do dia a dia.
Itens como castanhas e demais oleaginosas, frutas secas, frutas e legumes desidratados, por exemplo, são excelentes opções de snacks para compor seus lanches intermediários e, até mesmo, complementar as refeições principais de maneira equilibrada. Lembrando que para nosso organismo sentir os efeitos benéficos de snacks saudáveis, é preciso ingeri-los com regularidade e nas quantidades indicadas por um profissional capacitado, como nutricionista ou médico.